Por Ana Graziela Maia
As avenidas são tomadas de longas filas de carros em horários tanto pela manhã quanto pela tarde, ou seja, não existe horário de menor fluxo.Existe também o problema de infra-estrutura da cidade, pois as ruas estreitas que não compartam determinados números de carros que circulam frequentemente, fazendo do motorista um malabarista. Um grande problema está nos próprios motoristas que além de não respeitarem as leis do trânsito atrapalham, além que não acontecem fiscalizações por isso acontecem os abusos dos motoristas como estacionar em local proibido ou fazendo fila dupla.
Segundo o senhor Alves Silva, o trânsito é um grande problema e para que o trânsito no futuro não fique mais caótico, as autoridades deveriam adotar normas urgentes que diminuíssem o sofrimento atual dos motoristas e evitassem parte dos problemas, finaliza. Transporte público circula em péssimas condições, e um desrespeito a tudo e a todos. Quase toda a frota é velha e frequentemente os ônibus quebram na rua provocando problemas enormes para usuários e não usuários. Além das condições inadequadas para circular, os coletivos transitam ocupando todas as faixas de rolamento de vias de transito pesado como Constantino Nery e Djalma Batista. (Veja fotos)

Em alguns horários, no centro da cidade, a movimentação dos carros fica restrita a uma única faixa de rolamento pois todas as outras ficam tomadas por carros e caminhões parados irregularmente sob a proteção dos flanelinhas. Os órgãos de trânsito (estadual e municipal) passe a andar pelas ruas verificando o que acontece fora das salas refrigeradas onde se conversa muito e não se resolve nada. Ou fazem isso agora ou em 10 anos Manaus estará inviabilizada como cidade.
Atualmente, cerca de 4 mil veículos são emplacados por mês, fazendo com que a frota, em número global, cresça em torno de 10% ao ano em Manaus sendo que a média nacional é de 6 a 7 %, e o número de ruas que vem sendo abertas na cidade, é bem menor do que o número de veículos circulando na cidade, gerando um problema de engarrafamento nas principais avenidas.
Atualmente, cerca de 4 mil veículos são emplacados por mês, fazendo com que a frota, em número global, cresça em torno de 10% ao ano em Manaus sendo que a média nacional é de 6 a 7 %, e o número de ruas que vem sendo abertas na cidade, é bem menor do que o número de veículos circulando na cidade, gerando um problema de engarrafamento nas principais avenidas.

Em relação ao viaduto Miguel Arraes, o diretor-presidente do Imtrans disse que desde o dia em que passou a funcionar, o trânsito melhorou bastante, antes da inauguração do viaduto, cerca de sete mil e quinhentos veículos passavam pela Recife, Darcy Vargas e Efigênio Salles, em horário de pico. Hoje, em torno de 10 mil veículos passam por lá, de acordo com o diretor-presidente, isso significa que as pessoas que não passavam por lá devido ao engarrafamento agora passam, pois ouve uma melhora significativa no trânsito daquela região.
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