segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Trânsito da Torquato Tapajós sofre mudanças

Por Luciane Alves

Motoristas têm reclamado da falta de sinalização próxima à passagem subterrânea inaugurada neste fim de semana, e do fechamento do retorno em frente ao Conjunto Duque de Caxias, no bairro Flores, também Zona Centro-Sul, causando difícil acesso para os moradores do bairro.

O secretario de Estado da Infra-Estrutura (Seinf), Orlando Matos, afirmou que a sinalização na avenida Torquato Tapajós está sendo feita e que os motoristas devem redobrar a atenção até que as mudanças sejam assimiladas. “O importante é que a passagem de nível foi entregue” concluiu. O Instituto Municipal de Trânsito informou que o horário de pico é das 6h30 às 8h30, com 3.718 veículos trafegando na avenida, e disse que não foram comunicados sobre a inauguração da obra e que também não foram chamados para orientar os motoristas que utilizam a avenida.

Quando houve o fechamento do retorno da via que dava acesso para o Centro da cidade, motoristas e funcionários do governo confrontaram-se e, logo a policia foi acionada para conter a desorganização no local.

Para o taxista Marco Antônio, 56, que utilizava a avenida diariamente, a obra apesar de necessária trouxe problemas. “O meu cliente terá que pagar mais, porque irei andar mais e possivelmente isso irá me prejudicar” disse. Marco informou que o ideal é que o governo tivesse estruturado o retorno próximo à entrada do Conjunto Duque de Caxias além da construção da passagem de nível.

Um dos pontos críticos era o retorno na saída do Parque das Laranjeiras que foi fechado com a entrega das obras. Com a passagem subterrânea existem, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM), quatro placas de advertência orientando o motorista sobre a existência do novo retorno. Duas indicam a distância em que a alça está do motorista (1.500 metros / 500 metros), uma mostra o desenho do percurso que o condutor deve fazer e a última apresenta o próprio retorno.

A diretora-presidente do Detran Mônica Melo, acredita que os números de acidentes na avenida Torquato Tapajós tendem a diminuir nos próximos meses, em decorrência da inauguração da passagem subterrânea melhorando assim o fluxo de veículos.“O perigo estava exatamente no fato de que, quem vinha do Parque Laranjeiras, tinha que disputar o acesso com os veículos que vinha da avenida Recife e da Constantino Nery, no sentido Centro-bairro”, explicou Mônica Melo.


Leia mais
Embargo Ponte
MPF instaura inquérito nas obras do DI
Denatran e Senad fazem pesquisa

Nenhum comentário: