Por Ernias Dias
Com o tema “Popularização da Ciência, Processos e Desafios”, o Centro Universitário Uninilton Lins, através dos alunos do oitavo período de Jornalismo, realizou um debate para discutir os avanços do jornalismo científico na região, a era tecnológica e a revolução da TV digital.
Entre os convidados o professor de robótica das escolas Nilton Lins, Fábio César, falou da importância em manter as crianças em constante desenvolvimento e aprendizado, além de alertar os pais para a necessidade de incentivar os filhos desde pequenos a desenvolver projetos experimentais.
O jornalista Walmir Lima, destacou a importância do jornalista em manter-se bem informado. Ele deu algumas dicas que ajudam o repórter na hora de fazer a matéria. Para Walmir, o manual do jornalista deve ser carregado debaixo do braço.
“É necessário que tenhamos em mente as exigências minimas para realizarmos bons trabalhos, isso se aprende até no manual do jornalista”. Ele disse ainda que uma boa reportagem deve ter os pontos que enriquecem qualquer matéria que são: atualidade, veracidade, interpretação e periodicidade. Para Lima é melhor escrever dois parágrafos bem feitos que uma página inteira de bobagens.
Inpa quer estreitar relação
Para o pesquisador do INPA, Carlos Bueno, a relação entre cientista e jornalista é bem complicada. “É muito difícil para um jornalista desinformado acompanhar a linguagem científica, e vice-versa. Precisamos estreitar a relação para termos resultados positivos”, afirmou ele.
O último a falar foi o diretor programação do Amazon Sat Luciano Maia. Com uma palestra segura sobre a tv digital, Luciano destacou os avanços tecnológicos conquistados nos últimos anos para a região.
“A tv digital é a maior conquista para a região. Somos os primeiros no Brasil a colocar no ar a nossa programação totalmente digital”, disse ele.
Para a mediadora do debate, Michele Portela, professora do Centro Universitário Nilton Lins, os trabalhos foram proveitosos e quem participou com certeza leva conhecimento para a vida toda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário